António Pedro Serôdio

Presidente

O cargo de Presidente da ELSA Portucalense requer uma experiência prévia das diversas áreas que compõem a associação e consiste numa responsabilidade acrescida na gestão de cada uma das áreas da Direção.

A gestão da Direção é o ponto de ligação da equipa e, é aqui que incide o Board Management, que implica o Presidente ter a seu encargo a coordenação de todo o trabalho que é desenvolvido na associação. 

De seguida, encontramos o ramo das Relações Externas, que consiste no contacto principal entre o grupo local e entidades externas, isto implica a representação da ELSA Portucalense em tudo o que for necessário.

E por fim, temos a Expansão e Estratégia, que visa planificar e dirigir todo o trabalho que promove a ELSA Portucalense na rede Internacional, de modo a estimular o crescimento da associação.

Podemos caracterizar as ações essenciais de um Líder em 5 pontos incisivos: É necessário construir confiança, demonstrar coragem, desafiar convicções e limites, focar os esforços e comunicar eficazmente.

Secretário-Geral

O cargo de Secretaria Geral resume-se em cinco palavras: administração, comunicação, informação, formação e recursos humanos.
Administramos de forma a que os nossos associados cumpram os estatutos e normas ELSA.
Comunicamos com toda a rede para que todos tenham conhecimento de estratégias, fontes e ferramentas de trabalho.
Garantimos que toda a informação relevante é transmitida.
Formamos officers e colaboradores através de formações internas e nacionais.
Por fim, mas não menos importante, somos responsáveis pelos nossos colaboradores, desde o recrutamento à delegação de tarefas.
A área de Secretaria Geral não se foca só em questões burocráticas, mas também em aproximar toda a rede. Aproximamos os nossos colaboradores da realidade da ELSA a nível local, nacional e internacional.

Beatriz Simões

Jorge Lisboa

Tesoureiro

O Departamento de Tesouraria é o departamento a nível financeiro da ELSA Portucalense que visa gerir o capital presente da associação, de forma a ter uma gestão eficiente com as várias atividades académicas, programáticas e eventos nacionais e internacionais.


Para que tal lucro seja alcançado, o departamento de Tesouraria necessita da colaboração e constante troca de informações minuciosas com os restantes departamentos de forma a se estimar ao certo as despesas e ganhos para se alcançar o devido lucro. Assim, teremos uma base segura de rendimentos e subsequentes investimentos para aumentar o nível de qualidade desta mesma associação, tanto a nível financeiro como a nível de prestígio que por sua vez, irá abrir portas a investimentos e parcerias de nível superior. 

Colaboração, Persistência, Minuciosidade, Firmeza, Compreensão são as palavras chaves deste departamento.

Recursos Humanos

“Human Resources constitute the foundation and drivingforce of each association”. É este o mote que está por detrás da grande área que são os Recursos Humanos. 

Desta forma, quando uma associação é criada, assim constituída por vários membros, e cresce em número, é necessário que se atue nesse sentido. É então aqui que entra o nosso trabalho. Os Recursos Humanos serão os grandes impulsionadores desta tarefa. 

Assim, torna-se importante destacar as três etapas que se correlacionam com essa função/necessidade. Estas passam pelo Recrutamento, a Integração, Motivação e Acompanhamento e por fim, a Despedida e Saída. 

O recrutamento que é um processo contínuo e passaprincipalmente pela nomeação das pessoas certas para os cargos certos, o acompanhamento que é fulcral, e acima de tudo, envolve uma ligação, uma aproximação, desde logo, de toda a Rede e especialmente trabalha lado a lado com o impulso daquele que é o ELSA Spirit, a despedida e saídaque é tão importante, no sentido, de promover a formação dos officers, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mesmos e finalmente, não menos importante, o reconhecimento e envolvimento daqueles que na verdade sempre irão pertencer à nossa Rede, os Alumni.

Afinal, os Recursos Humanos, devem recrutar, atrair, motivar, desenvolver, envolver, apoiar e auxiliar.

“The right people, at the right time, is so much more thanjust a process!

 

Denise Rocha

Carolina Lameiras

Vice-Presidente Marketing

O Departamento de Marketing é a área de apoio da ELSA. Envolve uma colaboração com os restantes departamentos, no sentido de dar a conhecer tudo aquilo que seja realizado pela associação, criando formas de publicitação suficientemente atrativas e que sejam rapidamente divulgadas à nossa comunidade estudantil.
Gerimos todas as redes sociais da associação e somos o departamento que tem mais contacto com os nossos associados e, assim, acabamos por ser a imagem que os nossos associados e alunos veem da nossa associação.

Criatividade, Inovação, Apoio, Divulgação são as palavras de ordem neste Departamento.

Vice-Presidente Seminários&Conferências

Seminários e Conferências é uma key-area que tem como principal objetivo fornecer aos estudantes de direito e juristas conhecimento sobre temas que, por vezes, não são tão abordados durante a licenciatura, assim como fornecer experiências que os enriqueçam enquanto pessoas e enquanto futuros profissionais na área, tanto a nível nacional como a nível internacional.

O departamento de S&C é bastante abrangente. De um ponto de vista nacional podemos falar de , tal como o nome indica, seminários e conferências, assim como de round tables  (mesas redondas) e de, com cada vez mais importância, webinars. Estes têm como objetivo sobretudo trazer novas perspetivas sobre as áreas do direito aos estudantes. De um ponto de vista internacional S&C abrange  Law Schools,  Study Visits, Institutional Visits e ELSA Delegations, com um intuito de promover uma troca intercultural entre os vários estudantes de direito, dando-lhes a oportunidade de experienciar novos países e culturas. No fundo, todas as estas atividades vão valorizar os futuros profissionais da área, assim como os seus CV.

Mariana Aves

Beatriz Barbosa

Vice-Presidente Atividades Académicas

Enquanto Key Area, Atividades Académicas visa o desenvolvimento da  educação jurídica, cultural e social dos estudantes de Direito e dos Jovens Juristas, procurando dotar os mesmos dos instrumentos necessários para a sua evolução pessoal e profissional através da realização das diversas atividades, tais como Workshops e Legal Courses, Academic Competitions, Legal Writing, entre outros. A realização destas atividades prende-se com o principal objetivo de proporcionar aos estudantes de Direito e aos Jovens Juristas a oportunidade de expandir o seu conhecimento prático para além do que é tradicionalmente fornecido na sua formação e de possibilitar a transição do conhecimento teórico para uma vertente prática.

A par desta visão, Atividades Académicas visa também consciencializar e promover a luta pelos Direitos Humanos, tendo como principal alicerce o ELSA Day.

Por último, grande parte deste mandato será, ainda, dedicado ao desenvolvimento de diversos projetos no âmbito da responsabilidade social.

Vice-Presidente Competitions

O Departamento de Moot Court Competitions (MCC) configura-se como uma das “key-areas” da ELSA. A sua reputação transcende o posicionamento meramente teórico do direito e tende para uma aplicação prática dos conhecimentos jurídicos obtidos pelos estudantes, no decorrer dos seus percursos académicos, nas várias áreas congéneres.

Um MCC consiste numa simulação de julgamento, no âmbito de um processo judicial que, por norma, incide sobre uma das áreas do direito, na qual os participantes deverão representar as partes fictícias em tribunal.

Para além destas competições, este departamento tem autonomia para desenvolver outros projetos que não sejam estranhos às suas competências, tais como a realização de atividades promotoras de MCC.

A sua existência justifica-se pela necessidade de permitir aos futuros juristas uma conciliação entre a componente teórica e prática do direito, de modo a desenvolver capacidades e a formar profissionais qualificados e bem preparados para ingressar no mundo jurídico.

André Figueiras

Filipa Rodrigues

Vice-Presidente Professional DeVELOPMENT

O Student Trainee Exchange Programme (STEP) é o mais antigo flagship project da ELSA, tendo sido lançado em 1984 quando estudantes de Direito de diferentes países da Europa tiveram a oportunidade de ir ao Canadá através do “Canadian Training Programme”. STEP é a key area que melhor personifica a vertente internacional da ELSA, uma vez que dá aos estudantes de Direito e aos jovens juristas a oportunidade de poderem fazer um estágio internacional e, acima de tudo, fornece uma imagem transversal da diversidade da profissão jurídica.

Os STEP Traineeships são da maior relevância para os estudantes de Direito e para os jovens juristas, na medida em que alargam o seu campo de visão para além daquilo que são as clássicas profissões jurídicas e contribuem para o seu crescimento pessoal e profissional num ambiente internacional, algo fulcral para a construção de qualquer bom jurista nos dias de hoje. Além disso, face à crescente competitividade no mercado de trabalho, a possibilidade de poder estagiar no estrangeiro é um marco distintivo em qualquer currículo.

Quanto às funções de um Vice-Presidente responsável por STEP, estas estão polarizadas a dois níveis – a nível de Student Hunting e a nível de Job Hunting: 

– A nível de Job Hunting, o Vice-Presidente deve estabelecer parcerias com entidades públicas ou privadas ativas no setor jurídico. Estas parcerias terão por finalidade a receção, por parte da entidade (Traineeship Provider), de estagiários internacionais no âmbito dos STEP Traineeships, pretendendo-se com esta iniciativa o desenvolvimento profissional dos estagiários num ambiente internacional e a criação de uma sociedade mais globalizada e intercultural, como a atualidade assim o exige.

– A nível de Student Hunting, deve o Vice-Presidente promover, por via de campanhas publicitárias ou de sessões de esclarecimento, os STEP Traineeships e encorajar os estudantes a candidatarem-se aos mesmos.

A par dos STEP Traineeships, o Vice-Presidente também deve promover o Programa de Estágios Nacionais (PEN) da ELSA Portugal e é responsável por organizar eventos que potenciem o desenvolvimento profissional dos estudantes de Direito e jovens juristas.

 

Voltar ao topo