Dia Internacional para a Elimação da Violência Sexual em Conflito

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito é celebrado anualmente a 19 de junho, com objetivo de consciencializar para a necessidade de colocar termo a este tipo de crimes. É também um dia de homenagem às vítimas de violência sexual em conflito por todo o mundo e a todos quantos corajosamente se debatem para o fim deste drama.

O termo violência sexual em conflito refere-se à violação, escravatura sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, aborto forçado, esterilização forçada, casamento forçado e qualquer outra forma de violência sexual de gravidade comparável perpetrada contra mulheres, homens, raparigas ou rapazes que esteja directa ou indirectamente ligada a um conflito.

Este dia procura evidenciar a eventual impunidade de agressores na violência sexual e a necessidade de, em sociedade, se trabalhar para dissuadir e prevenir estes crimes.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito foi proclamado através da Resolução 69/293 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 19 de junho de 2015.

 

Voltar ao topo